Boletim Eletrônico

GOLPE USA DOCUMENTO FALSO PARA PREJUDICAR CONTRIBUINTES



A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou nota sobre um novo tipo de golpe. Os criminosos, que ainda não foram identificados, enviam pelos Correios uma intimação com o logotipo do órgão, solicitando que seja feita a atualização de dados cadastrais por meio de um endereço eletrônico informado no corpo do documento. A carta possui texto formal e bem redigido, o que facilita a fraude e leva a vítima a fornecer suas informações bancárias.

A RFB reafirma que não solicita nenhum tipo de informação cadastral por meio de correspondência. Em sua página na internet, o órgão adverte que “para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do órgão: https://idg.receita.fazenda.gov.br. Caso o faça, o contribuinte fica sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.”

Ainda conforme a Receita, no que se refere a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. “Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada por meio do Extrato da DIRPF no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).”